Salvador, 24 de Abril de 2014
Winamp windows Media Player Real Player QuickTime
Baixar na App Store
Galaticos Online

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Auditado pelo IVC

Calendário Oficial de Salvador conta com 93 eventos até 2017

Por: Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews) - 19 de Setembro de 2013 - 08h50

  • 0
Com o objetivo planejar Salvador e fazer com que ela tenha uma programação cultural diversificada para moradores e turistas durante todo o ano, a Prefeitura lançou na tarde desta quarta-feira (18) o Calendário Oficial de Eventos. O projeto desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Turismo e Cultura (Sedes) contará com 93 eventos até março de 2017 realizados gratuitamente em espaços públicos. O calendário foi dividido em três categorias: Fé na Festa, Cidade dos Festivais e Eventos Especiais.

A Fé na Festa visa promover e revitalizar as festas populares, além de agregar outras festividades religiosas. Nessa categoria estão: Reis, Lavagem do Bonfim, 2 de Fevereiro, Itapuã, Semana Santa, Corpus Christi, Santa Bárbara, Conceição da Praia, Santa Luzia e Natal.

Já a Cidade dos Festivais são eventos que possuem como característica comum a duração sempre igual ou superior a dois dias e reunindo elementos de diversos segmentos culturais. Neles estão o Festival da Cidade, Festival Perc Pan, Festival da Cultura Latina, Festival da Criança, Festival 2 de Julho, Festival Boca de Brasa, Festival da Primavera, Festival de Música de Salvador, Festival do Samba, Festival África-Brasil e Festival Baía de Todos os Santos.

Os Eventos Especiais foram classificados desta forma, tendo em vista que não acontecerão todos os anos, além de terem suas particularidades, a exemplo do Carnaval e do Réveillon. Também fazem parte dessa categoria a Bienal da Literatura, Bienal de Fotografia, Bienal de Artes Plásticas, Bienal de Moda e Design, Carnaval da Copa, Salvador Olímpica e Parada Gay.

“Agora que superamos as dificuldades iniciais, estamos dando início a novos ares na cidade. Estamos sendo corajosos e audaciosos com a cidade que estava deprimida e desinteressante para o turista”, disse o prefeito ACM Neto, que também apresentou a marca de turismo da Prefeitura (marca anexa). ACM Neto disse, ainda, que confia na presença do governo estadual nas atividades do calendário. “O governo será parceiro como tem sido (parceiro) nas obras.

Segundo o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, o Calendário de Eventos elaborado pela pasta é um projeto de envolvimento com a cidade, que vai fomentar as atividades culturais, de entretenimento e o turismo. “Isso mostra uma mudança de postura dessa administração, que promove a cidade ao mesmo tempo para a população e para o turista”, destacou. De acordo com o secretário, todos os eventos serão gratuitos e realizados nas ruas. “Vamos transformar Salvador em uma referência nas artes na América Latina.” O presidente da Fundação Gregório de Matos, Fernando Guerreiro, e o secretário estadual do Turismo, Domingos Leonelli, representando o governador Jaques Wagner, também participaram do lançamento do calendário. Leonelli elogiou a decisão da prefeitura de colocar o turismo como “estratégico para o desenvolvimento de Salvador” e ressaltou que o governo vai sugerir outros eventos à programação.

Festival da Primavera - Para o ano de 2013, o calendário começa a valer no próximo final de semana com o Festival da Primavera, que vai do pôr do sol do dia 21 (sábado) ao pôr do sol do dia 22 (domingo). Durante 24 horas, as ruas do bairro do Rio Vermelho se transformação em palco de shows, exposições, recreação infantil, gastronomia entre outras atrações culturais.



Dentro da programação do sábado (21), que começa às 16h30, a população vai poder acompanhar os Palhaços do Rio Vermelho pelas ruas do bairro, que estarão fechadas para carros durante todo o evento. Em seguida, acontecerão os shows do Cortejo Afro, Márcio Melo e Baiana System, no Largo de Santana, onde será montado um palco. Ainda na noite de sábado, acontece um show pirotécnico e o Festival de Comidas Pesadas, servida pelos estabelecimentos que estarão participando do evento.

A manhã de domingo (22) começa com atividades físicas com a equipe da Academia Vila Forma. A partir das 8h, se iniciam as atividades infantis com o Projeto Ruas de Lazer, onde vão acontecer as apresentações de rodas de samba, Quabales e fanfarras, além do grupo Canela Fina. Durante todo o dia acontecem ainda apresentações de filmes, exposições, mostra de arte, entre outros. O festival será finalizado com o show de Luiz Caldas, às 16h30, no Largo de Santana.

Publicada no dia 18 de setembro de 2013, às 18h49

0 Comentário

* NÃO SERÃO AUTORIZADOS COMENTÁRIOS COM PALAVRAS DE TEOR OFENSIVO COMO XINGAMENTOS, PALAVRÕES E OFENSAS PESSOAIS.

Relacionadas

  • Auditado pelo IVC